sábado, 9 de maio de 2009

Páscoa ou páscoa?

( Escrevi esse texto e não publiquei. Eu faço dessas coisas....)

Eu tenho uma série infindável de defeitos, e graças a eles consigo conviver com a raça humana. Mas talvez o pior deles seja a enorme dificuldade que tenho de entender alguma datas festejadas pelos meus irmãos em fé..
Quando me pediram para escrever algo sobre a Páscoa, imediatamente, três imagens me ocuparam a mente:
JESUS - COELHO - OVO.
Já me explicaram das mais variadas forma possíveis a relação que há nesse simbolismo. Desde leigos a conceituados teólogos.
Durante quase dois anos participei de um grupo de estudos bíblicos e eles me esclareceram muitas dúvidas e acentuaram outras.
Sexta-feira Santa devo ficar triste. Porque os homens mataram Jesus. E ao mesmo tempo eles me dizem que deveria acontecer exatamente assim. Que Deus, um Ser de Infinita Bondade sacrifica o próprio filho para salvar a raça humana. Mas se foi Deus que nos fez?! Não estaria se auto corrigindo? Se é Perfeito, por quê nos fez tão tortos? E porque nos transmite um exemplo de que só nos podemos redimir por um ato de extrema violência e quer que preguemos a paz? Enquanto nos esquivamos de espinhos de peixe.
Sábado para esquecer o assunto, e como todo brasileiro que se preza, corremos as ruas a procura de ovos.
Domingo...alegria. Jesus vai para o céu. E nós nos empanturramos de chocolate e festejamos o Coelho.
Desculpem-me, sou pequena demais para escrever sobre isso. Não sou uma religiosa fanática. Mas dessa história toda há algo que respeito: “Ama o teu próximo como a ti mesmo.”
Quanto a ovos? Quanto a coelhos? Ah! Como quando tiver vontade de fazê-lo. Qualquer um dos dois. E nem por isso serei menos pecadora.
E explica para as crianças...que coelho não é galinha, mas o símbolo da fertilidade. E que não usa camisinha e é o animal mais machista que conheço...e que aquele bichinho fofinho só serve para comer, trepar e fazer os adultos mentirem.
E ainda querem que eu entenda esse mundo? Ah! Vou comer um chocolate para esquecer tudo isso.

Nenhum comentário: